Fisioterapia para fisioterapeutas

Presidente Dilma Rousseff institui o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional




 A presidente Dilma Rousseff oficializou por meio da Lei nº13. 084 de 8 de janeiro de 2015, o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro. Varias profissões possuem o seu dia em especial, o dia do fisioterapeuta será comemorado anualmente em todo o território nacional como qualquer outra profissão. A fisioterapia tem sua importância, e é merecida de reconhecimento. o dia do fisioterapeuta é uma grande conquista, que após muito tempo nos mostra como essa profissão vem crescendo e conquistando a cada dia seu espaço. A data é apenas um símbolo toda profissão merece ser lembrada todos os dias. Porém, devido a estratificação social desse país capitalista em que vivemos, muitas profissões ainda são tratadas com inferioridade em relação a outras..
_________________________________________________________________________

Congresso SONAFE






Data: 30/10/2015 a 02/11/2015

Onde: Florianópolis – SC

Organização: Attitude promo marketing e eventos




Fonte: http://www.crefito3.org.br/dsn/eventos.asp

Uma otima oportunidade para aqueles profissionais Fisioterapeutas graduados que procuram aprofundar seus conhecimentos na fisioterapia esportiva 

_________________________________________________________________________

I Congresso Brasileiro ABRAFITO 2015




Data: 17/09/2015 a 19/09/2015 

Onde: Porto Alegre- RS

Organização: Abrafito





Este é um evento muito especial, pois é o primeiro congresso  da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato- Ortopédica (I ABRAFITO 2015).  Uma oportunidade única para o Fisioterapeuta que procura aprofundar  conhecimentos e discutir sobre os avanços da Fisioterapia Traumato-Ortopédica. 

_________________________________________________________________________

Lombalgia 



TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DA LOMBALGIA POSTURAL - ESTUDO DE CASO
Camila Pâmela Alves, Eriádina Alves de Lima, Rebeka Boaventura Guimarães

RESUMO

RESUMO

A dor lombar é uma patologia muito fácil de ser encontrada na sociedade hoje em dia, ela acomete entre 70% a 80% da população em ambos os sexos. Ela pode ser causada por diversas formas, desde causas mecânicas, como alterações estruturais ou biomecânicas; e não mecânicas como lombalgia inflamatória, neoplásica ou infecciosa. É uma patologia que gera preocupação, pois causa ao seu portador, dores, limitações funcionais e incapacidade. O objetivo desse estudo foi o aprofundamento intelectual e o conhecimento acerca da lombalgia, e analisar os resultados de um protocolo de tratamento fisioterapêutico na mesma. Este é um estudo de caso, com um paciente portador de lombalgia postural. Foi realizado um protocolo fisioterapêutico, contendo exercícios de alongamento, fortalecimento, eletroestimulação, entre outros. O paciente foi avaliado antes de iniciar o tratamento e após. Foi constatado melhora da dor e realinhamento postural, revelando êxito no protocolo proposto.

Palavras-chave: Lombalgia; Fisioterapia; Coluna Vertebral

http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/153

Dores na região lombar, mais conhecida por lombalgia. Hoje em dia é algo muito comum de se ver pessoas reclamarem por conta da dor, geralmente e provocado por má postura, carregar muito peso de forma incorreta, sedentarismo também é um causador. Existe um pesquisa onde aponta que 85% da população ainda sofrera com este mal. Quando tratado cedo a pois algumas semanas já começam a apresentar melhoras.
_________________________________________________________________________



FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA EM PACIENTES MASTECTOMIZADAS ATRAVÉS DE POMPAGES E TÉCNICAS CINESIOTERÁPICAS

Renata Bessa Pontes, Thiago Oliveira Pimheiro Sales, Isabel Cristina de Mendonça Martins, Pedro Henrieque Freitas Maia

RESUMO


Introdução: A Fisioterapia é uma ciência que representa um conjunto de possibilidades terapêuticas para a recuperação funcional da cintura escapular e membro superior e prevenção de complicações após a mastectomia. Objetivos: Analisar a atuação da fisioterapia oncológica em pacientes mastectomizadas através de pompages e técnicas cinesioterápicas, verificar a importância da fisioterapia oncológica para a paciente mastectomizada e saber qual a técnica fisioterápica foi mais aceita. Método: Foi realizado um ensaio clínico intervencionista em doze pacientes, dividas em três grupos de tratamento, com idade entre 30 a 80 anos, durante os meses de maio/2010 a fevereiro/2012, no Centro Integrado de Oncologia (CRIO), onde foram realizados 120 atendimentos com duração média de 30 minutos. Resultados: No quesito dor, nove pacientes sentiam dor no início do tratamento; das pacientes que sofreram mastectomia sete foram submetidas à cirurgia na mama direita e cinco na mama esquerda. Em relação à aderência cicatricial sete pacientes apresentaram aderência cicatricial e cinco não apresentavam. Obteve-se melhora no aspecto estético, doloroso e funcional de cada paciente nos três grupos de tratamento. Dentre as doze pacientes que foram tratadas, nove nunca tiveram ouvido falar em Fisioterapia oncológica e três pacientes apenas tinham ouvido falar, mas não sabiam do que se tratava, porém todas as pacientes sentiram-se satisfeitas com os resultados. Considerações finais: Pode-se concluir que a técnica mais aceita foi a de pompages, pelo fato de gerar segurança e conforto para as pacientes, mas em termos de resultados fisioterápicos as técnicas conjuntas, obtiveram uma resposta mais rápida e eficaz.

PALAVRAS-CHAVE


Oncologia. Fisioterapia. Manipulações Musculosqueléticas

Comentário: A fisioterapia oncológica ainda é pouco conhecida, mas está crescendo a cada dia. Muita gente já ouviu falar, mas não sabe do que se trata. Atualmente uma grande preocupação dos profissionais da saúde não é somente a sobrevivência do paciente, mas também a qualidade de vida que o paciente vai ter durante e após o tratamento. No caso do câncer de mama, o tratamento vai auxiliar na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos. Proporcionar qualidade de vida aos pacientes com câncer antes, durante, e depois do tratamento é uma das maiores preocupações dos fisioterapeutas que atuam na área oncológica. A fisioterapia tem uma atuação fundamental dentro da oncologia. A preocupação dela não é focal, mas sistêmica. Além de proporcionar também o bem estar e a auto estima do paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário